sexta-feira, 5 de abril de 2013

Ler porque…


Se fizermos um inquérito à opinião pública, lançando a pergunta “Considera que é importante ler?”, poucos serão as respostas negativas obtidas. Parece, de facto, consensual que é importante ler. Todavia, se à mencionada pergunta acrescentarmos outra – “Porquê?” –, talvez as respostas se façam ouvir tímidas e periclitantes: “Pois… É importante para tudo… É importante para a gente aprender… Sei lá…”. Pois é: nem sempre é fácil clarificar os argumentos que digam ser a leitura uma tão importante actividade. Mas é-o. 

É-o porque…

Ler, antes de mais, é uma fonte segura para proporcionar conhecimento – todo o tipo de conhecimento. Advindo de um folheto informativo ou (em maior escala) de um romance, o conhecimento que se pode adquirir através da leitura configura-se como inestimável. Dos livros escolares e artigos académicos – que proporcionam conhecimentos mais precisos e especializados –a um romance ou a um poema – que podem facultar conhecimentos mais alargados (sobre a vida, o homem, mas igualmente sobre História, Geografia, Filosofia, Antropologia, entre outros), qualquer escrito se configura como um reservatório de conhecimento(s) que dificilmente se podem adquirir tão consistentemente por outra via. Claro que a televisão, a Net: mas note-se que na Net também se fazem leituras. E não serão necessariamente menos relevante.

Mas ler não é importante só para adquirir conhecimento(s): é-o também para facultar o tão merecido lazer a que dele necessita – e dele, pelo menos de vez em quando, todos necessitam. Ler proporciona o prazer de viajar por outros mundos, por outros estados de alma, por outras sensações, permitindo, assim, a libertação interior que tão necessária é ao ser humano. E, proporcionando lazer, a leitura oferece, quantas vezes concomitantemente, uma reflexão sobre o mundo, o humano, colocando questões que levam a aprofundar não propriamente o conhecimento mas a sabedoria. Do conhecimento ao autoconhecimento, a leitura é uma porta que se nos abre a pouco custo e com muito proveito.

Outra boa razão para ler prende-se com o tão necessário conhecimento não de saberes declarativos ou outros mas da própria ferramenta de comunicação usada nos livros e no quotidiano: a língua. De facto, é através da leitura que se aprende a usar – na escrita e mesmo da oralidade – a língua com proficiência. Furtar-se à leitura redunda sempre – sem exceções – numa dificuldade acrescida de usar corretamente a língua, seja a língua-mãe, seja outra. O desenvolvimento vocabular, a capacidade de produzir uma boa estruturação frásica, o poder de argumentar, tudo isto é saldo positivo – e absolutamente necessário – que se tira da leitura.

E mais? Ler é importante porque… Por talvez tantas outras razões que deixamos à consideração do(s) leitor(es). Aliás, cremos que há sempre uma boa razão para ler – nem que seja matar o tédio, e desta “morte” advirão, certamente, outras mais-valias.

Paula de Sousa Lima

1 comentário:

  1. Deixo-vos aqui quão poderosa é a leitura que é capaz de nos levar a todos os cantos do Mundo, através dela , mesmo aqui sentado em casa, já viajei por todos estes Paises; Canadá, E.U.A., México, Guatemala, Peru, Colombia, Chile, Argentina, Cuba, Africa do Sul, Nigéria, Egipto, Turquia, Russia, Polonia, Mauricias, Algéria, França, Alemanha, Inglaterra, Irlanda, Suécia, Dinamarca, Noruega, Filandia, Islandia, Bélgica, Itália, Suíça, Espanha, India, Jugoslávia, Grécia. Uma forma de viajar gastando pouco dinheiro é lendo. Melo Angelo.

    ResponderEliminar